Transporte

Transporte de pessoas deslocadas da Ucrânia

Para identificação de necessidades e disponibilidades quanto a este tema, preencha o formulário de contacto.

Esclareça outras dúvidas no ponto Saída da Ucrânia – Informações Gerais das FAQ’s

Ao nível dos transportes, tanto a TAP como a CP – Comboios de Portugal estão a disponibilizar viagens gratuitas e outras ações.

No caso da TAP, a companhia aérea oferece lugares em voos de e para Varsóvia – o destino mais próximo da fronteira ucraniana operado pela TAP – e o transporte de carga, incluindo material médico, alimentos e outros bens de ajuda humanitária.

Estes lugares nos voos e capacidade de carga estão a ser geridos pela TAP de acordo com a disponibilidade em cada voo. Para beneficiar desta facilidade, as organizações de ajuda humanitária devem candidatar-se preenchendo este formulário online (exclusivamente para organizações legalmente constituídas, este apoio não está disponível para indivíduos)

Todos os Clientes do Programa TAP Miles&Go podem também ajudar os refugiados da Ucrânia e as instituições que os apoiam doando milhas, o que pode ser feito a partir de 14 de março em flytap.com.

A TAP está a selecionar organizações de ajuda humanitária que estão a desenvolver programas de apoio aos refugiados da Ucrânia e o objetivo é atingir 1 milhão de milhas doadas a cada uma das entidades, que podem então utilizar essas milhas para comprar bilhetes para transportar voluntários.

Quanto à CP – Comboios de Portugal, a empresa de transporte ferroviário está a oferecer as viagens de comboio aos cidadãos oriundos da Ucrânia, que entrem em Portugal.

A oferta destas viagens é válida para refugiados que entrem no território português, com destino a qualquer ponto do país, através de viagem em comboio, avião ou autocarro.

Para terem acesso às viagens gratuitas com destino a qualquer ponto do país, devem apresentar na bilheteira ou ao revisor do comboio o seu passaporte ou cartão de identidade Ucraniano e o título de transporte utilizado na sua viagem de entrada em Portugal.

Apoio à entrada de animais de companhia de pessoas deslocadas 

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária estabeleceu um procedimento especial para entrada em Portugal de animais de companhia que não cumpram as condições sanitárias aplicáveis. 

Todas as pessoas provenientes da Ucrânia que se façam acompanhar pelos seus animais de companhia (ou pretendam fazê-lo) têm um contacto direto de apoio dos serviços, através de:

De forma a gerir com maior brevidade as diferentes situações, será útil que os contactos efetuados deem informação sobre a identificação individual dos animais em causa e a sua situação relativamente à raiva (vacinação e eventual existência de titulação de anticorpos).

Todas as fronteiras portuguesas (Postos de Controlo de Fronteiras e Pontos de Entrada de Viajantes) estão informadas quanto ao procedimento estabelecido.

Em cooperação com outros serviços oficiais, tem sido possível o enquadramento dos animais em causa nas condições sanitárias legalmente exigidas, sem que tal comporte custos adicionais para as pessoas deslocadas. 

Foram já efetuados inúmeros contactos com os Serviços, tendo-se procedido sempre a uma avaliação e sido encontrada uma solução de acordo com as especificidades do caso em concreto.

Mais informação está disponível aqui: https://www.dgav.pt/destaques/noticias/entrada-em-portugal-de-refugiados-da-ucrania-com-animais-de-companhia/